Vaticano anuncia Dom Manoel Delson como novo arcebispo da Paraíba e cargo na diocese de CG fica vacante

Na manhã desta quarta-feira (08), o Vaticano anunciou o nome do novo arcebispo da Paraíba. Trata-se de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, de Campina Grande.

Quem estava no comando a Arquidiocese desde a renúncia de Dom Aldo de Cillo Pagotto era Dom Genival Saraiva de França, que revelou que recebeu a notícia da nomeção do novo arcebispo ainda no dia 20 de fevereiro.

A posse canônica de Dom Manoel Delson, como 7º Arcebispo Metropolitano, está marcada para o dia 20 de maio.

Sobre Dom Manoel Delson

O novo arcebispo da Paraíba é natural da cidade de Biritinga, no estado da Bahia, e nasceu no dia 10 de julho de 1954. Ingressou na vida Franciscana ainda muito jovem, na adolescência. Frequentou a escola do Convento de Feira de Santana onde, mais tarde, iniciou os estudos em preparação para a vida religiosa. Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP) e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (BA).

Ele ainda é mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador.

Seu ordenamento ocorreu no dia 5 de julho de 1980 na Arquidiocese de Feira de Santana (BA) e em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Em 2012 foi nomeado bispo de Campina Grande.

Seu lema episcopal é “Ide aos meus irmãos” (Jo 20,17).

Na diocese de Campina Grande, Manoel Delson, criou 4 Vicariatos. O Vicariato é uma estrutura diocesana que tem a finalidade de facilitar o trabalho e o acompanhamento pastoral, descentralizando as atividades do bispo.

Com a transferência de dom Delson, o cargo de bispo na diocese de Campina Grande fica vacante, até que o Papa nomeie um novo bispo.

PB Agora

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *