Contribuintes podem doar até 6% do IR ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Com o prazo para declaração do Imposto de Renda (IR) em aberto, os contribuintes que quiserem colaborar com os projetos sociais desenvolvidos pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de João Pessoa, que é gerenciado pela Prefeitura da Capital, podem doar um percentual do que será pago à Receita Federal.

Os recursos recebidos pelo FMDCA são repassados às entidades que desenvolvem projetos na Capital, voltadas para crianças e adolescentes, nas áreas de saúde, educação, cultura, lazer e profissionalização. Todos os projetos são avaliados e monitorados pelo Fundo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).

Os interessados em colaborar, sejam pessoa física ou jurídica, terão o valor doado deduzido na Declaração do Imposto de Renda. No caso da Pessoa Física, a doação pode ser de até 6% sobre o valor devido à Receita Federal. Já no caso de Pessoa Jurídica, o repasse pode ser de até 1% (dos lucros reais).

Para fazer a doação, os contribuintes devem procurar qualquer agência do Banco do Brasil e fazer o depósito no valor desejado. Com o comprovante da transação, é necessário se dirigir até a Sedes, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, e apresentar o documento no setor do FMDCA, para que seja emitido o recibo que comprove a doação e o valor seja incluído na declaração do IR do contribuinte.

“Esta é uma campanha que visa garantir, acima de tudo a continuidade do fortalecimento da política da criança e do adolescente em nossa cidade, através dos trabalhos que são financiados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Prefeitura Municipal de João Pessoa está junto ao CMDCA nessa campanha”, destacou o secretário adjunto da Sedes, Vitor Cavalcante.

Dados bancários para doações – Banco do Brasil. Agência 1618-7. Conta Corrente: 12.872-4 (em nome da PMJP – Defesa da Criança e Adolescente)

Principal doadora – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) é a responsável por gerenciar as ações do FMDCA da Capital e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é a que mais disponibiliza recursos à entidade. Somente no ano passado, a Prefeitura doou R$ 500 mil. Já no período de 2013 até 2016, os recursos direcionados ao Fundo somaram R$ 1,494 milhão.

Além da PMJP, as ações sociais desenvolvidas pelo FMDCA na Capital são financiadas graças à doações de pessoas físicas e jurídicas, inclusive com a iniciativa de muitos contribuintes que fazem a contribuição financeira através do Imposto de Renda. Ao todo, são mais de 3 mil pessoas, entre crianças e adolescentes, atendidos pelos projetos do FMDCA, além de 20 instituições beneficiadas somente no ano passado.

Informações sobre doações e os projetos do FMDCA podem ser obtidas através dos números 3218-9234 ou 3218-9845.

PB Agora

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *