Rio Tinto: Plenária do ODM reúne população da região de Salema

single-image

segunda plenária do ciclo do Orçamento Democrático Municipal 2019 de Rio Tinto reuniu na noite da última quarta-feira (31), os moradores de Salema e comunidades vizinhas. O encontro contou com as presenças do prefeito Fernando Naia, vereadores, secretários e assessores do Governo Municipal, e dos Conselheiros das localidades representadas.

Durante a plenária, pelo menos cinco pessoas da comunidade se inscreveram para usar a palavra e cobrar do Poder público as ações que entendem necessária e de mais urgência para a localidade. Antes do início da reunião, cerca de 80 participantes assinaram a lista de presença e votaram elegendo Estradas e Rodagens, Educação, Segurança Pública e Saúde como as principais prioridades de investimentos para o próximo ano. O prefeito fez a entrega de instrumentos musicais para a direção da Escola Prefeito Gerbasi, para implementação do programa “musicalizando na escola”, onde os alunos terão a oportunidade de receber aulas de música.

Fernando Naia ouviu de cada morador as reivindicações apresentadas, demandando-as de imediato, para cada Secretaria responsável. Durante sua fala, o gestor destacou que as ações da Administração no ano de 2018 e início de 2019 na região, foram frutos do ODM do ano anterior, lembrando os investimentos em recuperação de estradas, totalizando 192 km recuperados, recuperação das caixas d´água de Rua Nova e Salema, implantação de um Posto Integrado de Segurança Pública, extensão de iluminação em Curral de Fora, Maracujá, Passagem da Cobra e Pissarreira. Além das substituições das lâmpadas de 70w por 150w em Salema e implantação de nova rede de iluminação com lâmpadas de led na PB-041. Na agricultura o prefeito destacou os avanços no apoio ao pequeno agricultor, disponibilizando para a região mais de 115 horas máquinas em corte de terra, beneficiando 47 famílias.

“Esse é um momento importante que temos diretamente com a população. É a forma mais democrática de governar e destinar os recursos do povo para as prioridades que o próprio povo nos apresenta. As demandas apresentadas nas plenárias estarão compondo a peça orçamentária para o exercício financeiro de 2020. Isso é gestão pública com participação popular”, pontuou Fernando Naia.

Um dos inscritos para usar a palavra, o presidente da Associação Comunitária de Salema – Lenildo Santos, agradeceu à gestão as ações executadas no ano anterior, e parabenizou o prefeito Fernando Naia e secretários e assessores, por estarem durante a noite, dialogando e ouvindo os apelos da população. “Na hora de cobrar, a gente vai cobrar. Mas temos que reconhecer que a gestão vem sempre buscando ouvir a população. Essa é uma gestão que está sempre ao lado do povo. Por isso quero reconhecer e destacar aqui a importância dessa plenária para a comunidade de Salema”, afirmou.

A terceira plenária do ODM será neste sábado (3), na comunidade de Cajarana, e reunirá à população da região de Piabuçú, Campart II, Silva de Belém, Capim Azul e adjacências.